Início Ciência e Tecnologia Volvo anuncia o primeiro caminhão elétrico articulado do mundo 

Volvo anuncia o primeiro caminhão elétrico articulado do mundo  6b1o4k

55
0
Google search engine

Modelos destinados a setores como mineração e construção estarão disponíveis para clientes selecionados na Europa a partir de 2026 6a196e

Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi

Captura-de-tela-2025-04-14-102552-1920x1015.png
Caminhões funcionam por até 4,5 horas em média na maioria dos trabalhos (Imagem: Volvo/Divulgação)

Volvo revelou o primeiro caminhão elétrico articulado do mundo. Os modelos A30 Electric e A40 Electric foram apresentados na Bauma, em Munique, e devem estar disponíveis para clientes selecionados na Europa a partir de 2026.

Com uma carga útil de 29 toneladas e 39 toneladas, respectivamente, as duas novas máquinas combinam emissão zero para uma variedade de segmentos, incluindo pedreiras, mineração e construção — e estão entre as maiores do portfólio elétrico da Volvo.

“Esses caminhões elétricos representam um grande o à frente em nossa ambição de descarbonizar a construção, combinando o mesmo desempenho imbatível que nossos clientes conhecem e adoram com uma operação mais sustentável”, disse Mats Sköldberg, Chefe de Tecnologia da Volvo CE.

Nova plataforma foca em segurança e eficiência das máquinas (Imagem: Volvo/Divulgação)

Menos emissões 1w236

Carregados com baterias de íons de lítio, os caminhões foram projetados para funcionar por períodos de quatro a quatro horas e meia na maioria das aplicações.

Em algumas condições, podem ser operados por até seis horas, de acordo com a Volvo.

O carregamento rápido de 20 a 80% em cerca de uma hora é possível ao usar uma solução de carregamento CC com uma capacidade máxima de carregamento de 350 kW. 

Quando alimentadas por energia renovável, as duas máquinas oferecem uma economia de CO² de 84% (para o A30 Electric) e 90% (para o A40 Electric) em todo o seu ciclo de vida, quando comparadas aos seus equivalentes a diesel. 

As aplicações ideais, segundo a fabricante sueca, incluem transporte de carga em declive e percursos vazios em subida, trabalhos em túneis e pedreiras e operações subterrâneas, onde a redução de emissões é crítica.

Operadores poderão acompanhar eficiência da máquina por aplicativo (Imagem: jetcityimage/iStock)

Design moderno 5d1p32

Os novos modelos articulados foram atualizados com uma nova geração de equipamentos focados em segurança, tempo de atividade e eficiência. Operadores poderão verificar o status do carregamento, as horas da máquina e o consumo de energia usando o aplicativo My Equipment da Volvo CE, seja no local ou remotamente.

“As vantagens dessa plataforma incluem sistemas avançados de e ao operador para reduzir o risco de acidentes, melhor visibilidade para uma operação mais segura e manutenção simplificada para uma manutenção mais rápida e fácil”, diz o comunicado.