
Receitas sem Fronteiras / Laetitia Aynié 5f6d2b
Para cada ano, escolhemos um alimento como a refeição mais popularn a escolha não foi aleatória, é claro, mas baseada em eventos históricos mundiais. Mas vamos ao que interessa! O que estava realmente na moda quando você nasceu?
1970: Quiche
Uma torta saborosa que virou moda na França nos anos 50 porque era uma boa forma de aproveitar (da forma mais gostosa) as sobras.
Sua origem é sa e dentro da culinária gaulesa é sinônimo de sofisticação, mas somente na década de 70 que a quiche cruzou suas fronteiras como opção culinária.
1971: Frutos do mar em geral
Originalmente, os frutos do mar eram um produto exclusivo das classes abastadas, só na década de 1960 é que isso começou a mudar. A proposta de servir frutos do mar para comemorar algo importante ou comê-los de vez em quando virou moda na década de 1970.
1972 – Tequila Sunrise
Este coquetel feito de suco de laranja, tequila e grenadine foi experimentado pela primeira vez por Mick Jagger em uma festa em 1972. O lugar? Um bar em San Francisco chamado Trindent.
A partir deste momento; Os Rolling Stones gostaram tanto desse coquetel que Keith Richards confessou que a turnê daquele ano ficou conhecida como “Cocaine and Tequila Sunrise Tour”. Graças a eles, é uma das bebidas mais conhecidas do mundo.
1973: Fondue
Este prato de origem suíça virou moda na década de 70. Podemos dizer que é divertido e descolado ao mesmo tempo e ideal para compartilhar com os amigos.
Consiste em mergulhar, com ajuda um pequeno garfo, pão ou outro alimento numa pequena a de barro ou ferro que contenha, geralmente, uma mistura de queijos derretidos. Embora também tenha ficado na moda fazer a v ersão de chocolate e de carne.
1974 – Coquetel de camarão
Dos Estados Unidos para o mundo. Este copo com uma espécie de salada com maionese variada coberta com camarão dá-nos um toque de incrível frescura.
Tornou-se tão na moda e foi, é claro, classificado como um prato gourmet que não havia nenhum evento elegante onde não ele estivesse presente.
1975: Salada russa e Maionese de batata
Originalamente, chamada Salada Olivier, a salada russa é um prato de salada tradicional na culinária russa, que também é popular em outros países pós-soviéticos, países europeus, Turquia, Irã, Israel, Mongólia e também em toda a América Latina.
Em diferentes receitas modernas, geralmente é feito com batatas cozidas em cubos, cenouras, ervilhas, ovos, cebolas, frango cozido em cubos (às vezes presunto ou salsicha picada) e maçãs, com sal, pimenta e mostarda adicionados para realçar o sabor, temperado com maionese.
Em muitos países, o prato é comumente conhecido como salada russae aqui no Brasil, se popularizou como mionese de batata.
1976: Pato com laranja
O famoso pato com laranja se tornou conhecido como sendo um clássico francês, mas, não é bem assim não…
As cozinheiras da rainha da França, Catarina de Médicis, importaram, no século XVI, a receita de pato com laranja italiana (papero alla melarancia, em italiano) de Florença, na Toscana. O chef francês René Lasserre criou uma receita gourmet atual de “canard à l’orange”, em 1945. Foi esta versão que tornou o prato mundialmente famoso, tendo seu auge em 1976.
1978: Croissants
Essas delícias chegaram com todo o carinho possível da cidade luz. Os croissants atingiram o seu auge em 1978, inpossível resistir ao sabor de manteiga e à massa folhada e crocante.
Enquanto isso, em Paris, os ses lutavam para que os hambúrgueres não dominassem a terra. Como eles fizeram isso? Comercializando os saborosos croissants como se fossem um sanduíche, recheados de presunto e queijo. Uma ideia que sobreviveu até hoje.