
voxeurop.eu 235o23
            . Cartaz eleitoral de Klaus Iohannis.
O candidato da Aliança cristã-liberal (ACL) Klaus Iohannis venceu as eleições presidenciais, cuja segunda ronda ocorreu a 16 novembro.
Segundo os resultados oficiais parciais, o antigo presidente da câmara de Sibiu obteve 54,66% dos votos, contra 45,53% obtidos pelo primeiro-ministro, Victor Ponta (Partido social democrata).
Para a ocasião, o Adevărul recorreu ao alemão ao titular “Klaus Iohannis presidente. Guten morgen Roménia!â€, refletindo assim a pertença do novo presidente à minoria saxónica da Transilvânia. Além disso, o diárioobserva, que Iohannis, um alemão muito discreto, professor de fÃsica que governa a cidade de Sibiu há já 16 anos, conta com o apoio da chanceler alemã, Angela Merkel.
Por sua vez, o România liberă escreve que o escrutÃnio ficou também marcado pelas dificuldades enfrentadas pelos romenos que vivem no estrangeiro (cerca de 3,2 milhões de pessoas, das quais apenas 350 mil puderam exprimir a sua opinião) para votar nas embaixadas: foram criadas poucas secções de voto e, em algumas cidades, como em Paris, tiveram de esperar cerca de dez horas para poder votar.
       A este propósito, o diário indica que, em Paris e em Turim, as autoridades tiveram de intervir de modo a dispersar a multidão enfurecida. Durante as manifestações de alegria que ocorreram na Roménia após a divulgação dos resultados, os romenos exigiram a demissão imediata do primeiro-ministro Ponta. Por agora, este último anunciou que não o faria. Entretanto, os partidários de Iohannis cantavam “Santa Klaus is coming to town†em Bucareste na noite das eleições. A canção começou em Timișoara e tornou-se viral.