Início COMUNIDADE EM PAUTA Projeto de Lei garante menos burocracia para regularizar registros de imóveis em...

Projeto de Lei garante menos burocracia para regularizar registros de imóveis em MT 9623a

137
0
Google search engine

Na última sessão plenária desta quarta-feira (4), foi aprovado em 2ª votação na Assembleia Legislativa, o Projeto de lei nº 1810/2023, que dispõe sobre o reconhecimento e a convalidação dos registros de Imóveis Urbanos em Mato Grosso. A proposta é de autoria do deputado Eduardo Botelho (UB), e o deputado Fabio Tardin “Fabinho” (PSB), é o coautor. 1f365r

De acordo com Fabinho, o projeto além de agilizar documentações, visa resolver pendências e irregularidades, eliminando burocracias em benefício da população.

“A aprovação da matéria hoje, representa um o importante na regularização fundiária de Mato Grosso, garantindo o ao crédito para a construção civil, viabilizando reformas, além de resolver conflitos e proporcionar mais segurança às famílias mato-grossenses”, concluiu.

O deputado destacou ainda, que a atual situação fundiária do Estado, começou em 1530, com a criação das capitanias hereditárias e do sistema de Sesmarias, que resultou em uma história repleta de divergências por parte dos órgãos competentes e autarquias.

“O desafio agora, é organizar todo este processo complexo do cadastro fundiário já existente, desde as Sesmarias até hoje”, disse o parlamentar.

Por fim, Fabinho explicou sobre outro Projeto de Lei de sua autoria (nº 1872/2023 – altera e acrescenta dispositivos a Lei n° 12.225/2023 também em tramitação na ALMT), que dispõe sobre o reconhecimento e a regularização dos registros de Imóveis Rurais em Mato Grosso.

“Esta é outra proposta apresentada, nos mesmos moldes do PL nº 1810, visando garantir a segurança jurídica das famílias e a regularização fundiária dos imóveis rurais, fomentando assim, a Agricultura no Estado”, finalizou Fabinho.

Fonte:muvucapopular