
DaAssessoria 6d6o49
Com um pronunciamento transmitido ao vivo pelas redes sociais, o prefeito e o secretário de Saúde Franciano Perego, falaram das medidas, da vacinação, da superlotação do hospital regional, da dificuldade na contratação de médicos e profissionais da saúde, entre outros pontos.
O prefeito fez um apelo para a população de Colíder para colaborar com as normas do decreto baixado pelo governo do Estado, que estipula o horário de funcionamento do comércio até as 19h.
“Temos uma minoria de bares e restaurantes que não estão cumprindo mas a polícia, vigilância e os bombeiros estão ando constantemente. As forças de segurança estão fiscalizando dentro das limitações que tem e por isso, os comerciantes precisam colaborar e fechar dentro do horário estipulado. Não queremos chegar a um lock down”, salientou ele.
Maninho defende que o comércio deve continuar aberto, seguindo as normas determinadas pelo estado. Frisou que é extremamente necessária a conscientização da população para evitar aglomerações.
“O lago e a praça estão liberados somente para caminhadas, não é para ir tomar tereré e fumar narguille. Os parquinhos para crianças estão interditados”.
Hospital super-lotado
Nesta sexta-feira, ohospital regional de Colíder está com 118% de ocupação, com 21 pacientes internados com covid, dos quais 9 estão entubados.
Maninho disse que juntamente com os prefeitos da região, está empenhados em buscar junto ao governo do Estado, mais uma ala no hospital para melhorar o atendimento na unidade. “O município não tem condições de abrir leitos por conta própria e também não é só a questão dos leitos, precisamos ter equipes para atender, estamos com dificuldade de pessoal”, ressaltou.
“Vamos trabalhar em parceria com os municípios vizinhos para melhorar a estrutura do hospital regional”.
Vacinação
A vacinação está seguindo o cronograma estabelecido, de imunizar primeiros os idosos.
Até o momento já foram vacinadas mais de 1.220 pessoas no município.
Nesta quinta-feira (18), o município recebeu novas doses da vacina.
Com essas doses, as equipes vão terminar a vacinação de idosos de 80 anos acima e iniciar a vacinação nos idosos de 75 a 79 anos.