Início Colider Em Evidência NO 3º DIA DE BLOQUEIO DA BR-163, ÍNDIOS LIBERAM A PISTA,...

NO 3º DIA DE BLOQUEIO DA BR-163, ÍNDIOS LIBERAM A PISTA, MAS VOLTA A FECHAR 3se5t

113
0
Google search engine

   4o36u

    Foto Bruno Maia/PRF 6o3i21

 

                                          Já no terceiro dia o protesto dos indígenas no Nortão,  cujo alvo principal está sendo o bloqueio da BR-163, na altura do km 943, entre Itaúba e Nova Santa Helena Mato Grosso.

                   Sem uma posição satisfatória para suas reivindicações, ainda aguardando  uma posição sobre a exoneração da coordenadora do (DISEI)Distrito Especial de Saúde Indígena, que é uma das principais exigências,  os índios de tribos como: Terenas, Guarani, Kayapó e Guajajara, tendo como Lider do movimento o Cacique Sirenio, persistem com o bloqueio da BR, a qual foi liberada parcialmente, na manhã deste domingo(01/02), e volta a ser fechada após o meio-dia.

              Indomáveis!.. Não tem acordo, os indígenas não aceitam mais a coordenação atual da saúde. “ Ela está fazendo muito mal a nossa gente, é contra as leis, coordenadora ruim que deixa faltar tudo para o índio que vem sofrendo  com problema de saúde”. Essas e outras são alegações dos índios para justificar o insistente pedido de exoneração.   

              A Polícia Rodoviária Federal que se encontra desde o início do bloqueio na localidade do protesto, vem  negociando com os índios, buscando manter o controle sem que haja nenhum tipo de violência, nem da parte dos indígenas e nem dos motoristas que formam filas gigantescas naquele trecho da rodovia,  por onde quem não ar até o meio dia de hoje, com certeza terá que esperar para nova liberação apenas amanhã, a hora não se sabe.

              Para o bloqueio da pista os indígenas utilizam de pedaços de madeira, pneus, galhos, carros atravessados e eles próprios dançando e cantando. Da Redação