
Provas serão aplicadas em novembro; exame volta a valer como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos 462o25
Vitória Maria Sena 5392k
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começam nesta segunda-feira (26) e seguem até o dia 6 de junho. Estudantes devem se inscrever pela Página do Participante no site do Inep.
A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito. Alunos da rede pública que conseguiram a isenção também precisam realizar a inscrição no prazo para garantir participação na prova.

Esse ano, o Enem vem com algumas novidades. Veja abaixo:
- Pré-inscrição automática: estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio serão pré-inscritos automaticamente e deverão apenas confirmar os dados no sistema e escolher o idioma estrangeiro da prova.
- Certificação do ensino médio: o Enem volta a valer como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota obtida — função que havia sido transferida para o Encceja desde 2017.
Datas das provas 3k66q
As provas serão aplicadas em dois domingos. No dia 9 de novembro, serão 45 questões de Linguagens (incluindo inglês ou espanhol), 45 de Ciências Humanas e redação. Já no dia 16 de novembro, as 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.
Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas acontecerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas (COP-30).
Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fecham às 13h. A aplicação das provas tem início às 13h30 e o termino será às 19h (1º dia) e 18h30 (2º dia)
Para que serve o Enem? 721q3k
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo exigido para participação em programas como Sisu, Prouni e Fies, além de ser aceito por instituições públicas e privadas.