
1h6153
BYÂ MANOELA Z. BRUSCATTOÂ
Furacão pode atingir o Brasil segundo meteorologistas. Os bombeiros de todo o Brasil estão em estado de alerta por conta de um possÃvel furacão previsto para esta semana em terras brasileiras. 235k6g
Por redação, com informações do Climatologia Geográfica
O IMBRACA (Instituto de Meteorologia Brasileiro Associado Coletivamente) deixou claro que há cerca de 85% de chances de um furacão ar pelo Brasil ainda esta semana.
Um furacão ou tornado são redemoinhos de vento formados na baixa atmosfera, apresentando-se com caracterÃsticas de nuvens escuras, de formatos afunilados, semelhantes a uma tuba, que descem até tocar a superfÃcie da terra, com grande velocidade de rotação e forte sucção, destruindo em sua trajetória grande quantidade de edificações, árvores e outros equipamentos do território.
A destruição provocada pelos tornados é altamente concentrada e extremamente violenta. O efeito chaminé provoca o arrastamento das árvores, a destruição das habitações e a elevação no ar dos destroços resultantes. Derrubam árvores e causam danos às plantações;
Derrubam a fiação e provocam interrupções no fornecimento de energia elétrica e nas comunicações telefônicas; Provocam enxurradas e alagamentos; Produzem danos em habitações mal construÃdas e/ou mal situadas; Provocam destelhamento em edificações;
Causam traumatismos provocados pelo impacto de objetos transportados pelo vento, por afogamento e por deslizamentos ou desmoronamentos. No Brasil, os tornados são poucos freqüentes e ocorrem principalmente, nas regiões sul e sudeste, especialmente em São Paulo e Paraná.
Como se defender de um furacão, dicas da defesa civil
O que órgãos de meteorologia no PaÃs podem fazer é alertar com auxilio de radares meteorológicos e com algumas horas de antecedência (previsão de curtÃssimo prazo), sobre a formação de intensas células convectivas e nuvens de tempestades severas (responsáveis por provocar chuva muito forte, raios, granizo e vento forte) em uma dada região.
Já nos Estados Unidos que convive com estes tipos de adversidades (tornados) em determinada época do ano, os centros norte-americanos de meteorologia contam com tecnologia de ponta e uma grande malha de radares de ultima geração tornando-se possÃvel à previsão e o acompanhamento da evolução desses tipos de sistemas. Inclusive podem-se identificar as possÃveis áreas atingidas que serão atingidas por um tornando, emitindo assim alertas e alarmes as autoridades competentes e a população, com uma antecedência de 15 a 30 minutos em média.
É importante saber que antes da chegada do tornado você tem um curto espaço de tempo para tomar decisões de vida ou de morte. Então, procure antes da ocorrência do evento: Revisar a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado; Desligar os aparelhos elétricos e o gás; Abaixar para o piso todos os objetos que possam cair;
Não se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de quedas; Não se abrigar em frágeis coberturas metálicas; Não estacionar veÃculos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes; Evite a curiosidade e afaste-se do fenômeno altamente destruidor.
3 – O que eu devo fazer para melhor me proteger de um tornado? A melhor proteção individual é constituÃda por abrigos subterrâneos, como um porão, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfÃcie do solo. Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão.
Confira o artigo original no Portal Metrópole