
TRABALHO E EMPREGO 3r1721
1h6153
Assessoria/Setas-MT
k2cq

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, vai abrir uma agenda para discutir com o Governo de Mato Grosso ações de inclusão produtiva nos meios urbano e rural.
O contato com a ministra foi feito pelo secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, durante o Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social (Fonseas), realizado em BrasÃlia (DF) na última quinta-feira (26.02).
O Fonseas levou à discussão a qualificação da polÃtica de assistência social e a necessidade de um novo pacto federativo para ampliação da cobertura dos serviços e benefÃcios do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Na oportunidade, a ministra Tereza Campello fez uma apresentação dos avanços do sistema nos últimos 10 anos.
“Discutimos que é preciso fortalecer as ações inclusão que avançou pouco na polÃtica nacional de assistência para o mercado de trabalho do nosso público do CadÚnicoâ€, relata o secretário Valdiney de Arruda.
Do fórum foram retirados vários encaminhamentos, dentre os quais a preparação de ambiente institucional para a elaboração do Plano Decenal de assistência Social e a Conferência Nacional e Estadual de Assistência Social, além da verificação e providências a fundos municipais de Assistência social com elevados saldos financeiros em conta corrente, serviços e gestão do Suas.
Assistência
A secretária adjunta de Assistência da Setas, Marilê Ferreira também esteve em BrasÃlia para participar, na sexta-feira (27.02) da 135ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).