
As imagens revelam dezenas de jatinhos e aeronaves de pequeno porte enfileirados em meio a plantações 4s4l5r
Lidiane Moraes 2z5j5j
Um vídeo aéreo feito com drone tem chamado atenção nas redes sociais ao mostrar a enorme quantidade de aviões particulares estacionados em uma área ao lado da pista de pouso de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, durante o Show Safra Mato Grosso 2025, um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro.

As imagens, captadas pela produtora Yuri Films, revelam dezenas de jatinhos e aeronaves de pequeno porte enfileirados em meio a plantações, como se estivessem em um verdadeiro estacionamento de luxo no coração do agro.
“Aeroporto? Não! Apenas o estacionamento do Show Safra, a maior feira do agronegócio, em Lucas do Rio Verde”, diz a legenda do vídeo.
A movimentação intensa de empresários, produtores rurais e investidores confirma a força do agronegócio na região. A edição 2025 da feira ocorre de 24 a 28 de março, com estrutura ampliada, novos núcleos temáticos e expectativa de bater recordes de público e negócios.
O evento é realizado pela Fundação Rio Verde e reúne expositores de todo o Brasil, apresentando as mais modernas tecnologias para o agronegócio. Por estar localizado na maior região produtora de grãos do país, a feira é um espaço estratégico para acompanhar as tendências mais recentes do setor.
Entre as novidades deste ano estão os núcleos Show Safra Mulher e Show Safra Negócios, além dos já tradicionais Show Safra Connect e Show Safra Pecuária.
Enquanto os tratores movimentam o campo, o “estacionamento aéreo” revela o peso econômico de quem aterrissa no Show Safra.
Inovação e negócios impulsionam o agro em Lucas do Rio Verde 2z575b
Lucas do Rio Verde, na região médio-norte de Mato Grosso, se transformou em um verdadeiro centro de inovações do agronegócio nesta semana com a realização do Show Safra 2025. O evento chega em um momento desafiador para o setor produtivo do estado, mas com a expectativa de superar os negócios fechados na última edição.
O Show Safra 2025 ocorre até sexta-feira (28) e conta com 525 expositores e mais de 1,5 mil marcas. A feira apresenta aos visitantes o que há de mais moderno em tecnologia e soluções para aumentar a produtividade e sustentabilidade no campo.
“Precisa estar acompanhando o que tem de tecnologia e a feira oportuniza isso ao produtor. Fazer negócios também é uma oportunidade muito boa. Às vezes você ganha muito na negociação. Então conseguir comprar uma máquina, um insumo dentro da feira, com uma precificação um pouco diferente, isso ajuda o produtor no seu dia a dia na fazenda”, diz o diretor de pesquisa da Fundação Rio Verde, Fábio Pittelkow.
O Show Safra 2025 é uma realização da Fundação Rio Verde. E, conforme o diretor-executivo da entidade de pesquisa, Rodrigo Pasqualli, “a nossa grandeza é qualidade. Não queremos ser maiores, queremos ser bom”.
Rodrigo Pasqualli destaca que o foco do evento em Lucas do Rio Verde não é somente negócios. “Ele tem uma estratégia muito voltada para a questão do conhecimento, questão da informação. É para isso que servem os vários universos que temos aqui, que são o Show Safra Pecuária, Show Safra Connection, Show Safra Negócios e Show Safra Mulher”.

Em 2025 a feira ou a se chamar Show Safra Mato Grosso. O diretor-executivo da Fundação Rio Verde explica que a mudança decorre do fato de “Lucas do Rio Verde ficar no centro do estado de Mato Grosso. Geograficamente o evento está no meio do estado e ele tem essa missão e estratégia de representar a força que é o agro do estado”.
Agricultura digital ganha espaço no Show Safra 5a323n
Entre as inovações, a agricultura digital ganha espaço. Diversas empresas apresentam até sexta-feira (28) soluções para otimizar o uso de insumos e reduzir custos.
“Nós temos, por exemplo, o mapeamento de plantas daninhas que é o mapeamento usando drones, que permite que você reutilize até 60% em média de recursos de insumos, herbicidas, água e óleo diesel também. A digitalização permite que o produtor consiga aumentar a produtividade e manejar melhor os seus campos usando novas tecnologias”, comenta o gerente de agronomia da Xarvio® Brasil, Guilherme Faganello Dressano, ao Canal Rural Mato Grosso.

Além da agricultura digital, o controle contra a cigarrinha do milho também possui destaque no Show Safra deste ano. É o caso da Basf que levou para a feira um produto inovador para o controle da praga que impacta a produtividade da cultura.
“Uma revolução dos inseticidas que vai fazer a paralisação da alimentação desse inseto e vai acabar com esse problema que é a disseminação de todas essas viroses que a gente vê na cultura do milho”, frisa a gerente de desenvolvimento de mercado da Basf, Mariana Dossin.