Início NEGOCIOS & CIA É SÓ ENTRAR E TRABALHAR : as vantagens dos escritórios virtuais

É SÓ ENTRAR E TRABALHAR : as vantagens dos escritórios virtuais 4t292m

111
0
Google search engine

Sala padrão de um escritório virtual tem mesa, cadeiras, telefone, estante e ar condicionadoFoto: Salmo Duarte / Agencia RBS 5v553

É só entrar e trabalhar: as vantagens dos escritórios virtuais Salmo Duarte/Agencia RBS

P[email protected]

A professora de inglês Giana Gomes não tinha um local próprio adequado para atender seus alunos e nem condições financeiras para investir em um espaço que pudesse servir como sala de aula. Em 2008, ela encontrou uma solução para o problema: um escritório virtual. Desde então, utiliza a estrutura do ville Business Center (JBC), um dos prestadores desse tipo de serviço em ville (veja lista abaixo), para rear seus conhecimentos a quem quer aprimorar o idioma. Ela leciona aulas individuais e para pequenos grupos de até cinco pessoas. Em algumas turmas, há inclusive funcionários de multinacionais instaladas na região Norte.

— O escritório virtual viabilizou o começo do meu negócio — conta Giana.

                     Mesmo pouco conhecidos da grande maioria, os escritórios virtuais vêm se multiplicando País afora e atraído, além de empresas, cada vez mais profissionais liberais. A estrutura oferecida, com espaços para reuniões, treinamentos e até para um cafezinho no meio da tarde, inclui energia elétrica, água, internet, serviços de limpeza e até secretária com atendimento personalizado na taxa única cobrada pela locação.

                       Uma sala padrão de 10 m² com mesa, cadeiras, telefone e ar-condicionado custa, em média, R$ 900 e pode ser utilizada à noite, fora do horário comercial, e até mesmo aos finais de semana e em feriados. Na ponta do lápis, esta alternativa se torna mais vantajosa do que arcar com os gastos de uma locação convencional (veja no comparativo ao lado), além de proporcionar outros benefícios.

— É um local mais formal e que causa uma impressão melhor do que receber um cliente em casa — avalia Rute Pogan Marquardt, que istra o JBC ao lado do marido, Ismar Rubens.

O aluguel desses espaços é flexível. Existem pacotes de ocupação mensal, mas é possível utilizar um escritório virtual para ocasiões esporádicas.

— A maioria dos nossos clientes loca por hora. Muitas vezes, são profissionais de empresas de outras cidades que prestam serviços em ville — conta Emily Dubiela Filippi, sócia da Ética Centro de Negócios.

A empresa ou o profissional liberal pode tirar proveito desse tipo de estrutura sem estar presente fisicamente nela. Uma das modalidades de serviço oferecida é a contratação de um endereço empresarial. Neste caso, o local onde funciona o escritório virtual a a ser o endereço oficial do pequeno negócio, recebendo ligações, encomendas e correspondências destinadas a ele – que são devidamente readas em seguida via e-mail ou telefone.