Início Segurança Cuidado com este golpe na hora de comprar ou vender pela internet

Cuidado com este golpe na hora de comprar ou vender pela internet z2t2g

32
0
Google search engine

De acordo com levantamento, o golpe do falso pagamento representa 30,5% dos golpes em plataformas de venda entre consumidores 5w1s3u

Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi

golpe_CNH-1920x1080
Hackers voltam a atacar com golpe da CNH suspensa (Imagem: Minerva Studio / Shutterstock.com)

O número de golpistas na internet tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Segundo as autoridades brasileiras, eles tentam se aproveitar da quantidade cada vez maior de transações realizadas no mundo virtual.

De acordo com um levantamento realizado pela OLX, os prejuízos causados por estas atividades superou a marca de R$ 1,1 bilhão no ano ado em golpes digitais ligados a compras online

E o golpe do falso pagamento foi o mais utilizado.

Golpistas usam diversos produtos para enganar as vítimas 20397

  • De acordo com o levantamento, este esquema representa 30,5% dos golpes em plataformas de venda entre consumidores.
  • Na sequência, aparecem invasão da conta (25,6%) e coleta de dados (17,8%).
  • O trabalho foi feito por meio de registros de golpe de usuários em plataformas de e-commerce, apps, contas digitais e da OLX.
  • Ele conseguiu estimar o valor e estabelecer um ranking das principais fraudes.
  • Veículos (25%), celulares e smartphones (22%) e videogames (13%) são as categorias de itens mais usadas pelos golpistas.
Compra online em um computador
É preciso ter cuidado na hora de comprar pela internet (Imagem: Ivan Kruk/Shutterstock)

Golpe do falso pagamento 3y5x47

O método mais comum utilizado pelos criminosos é criar um comprovante falso de depósito. Ele envia este documento para o vendedor do produto, garantindo que o dinheiro vai cair em breve na conta combinada.

Outra tática golpista é realizar um depósito num caixa eletrônico com um envelope vazio. Isso garante a obtenção de um comprovante que é enviado para a pessoa com quem está negociando. O produto acaba sendo entregue, mas o pagamento nunca é realizado.

Pessoa desconfiada analisa tela de notebook
Golpistas usam vários métodos para tentar enganar as vítimas (Imagem: Pheelings Media/iStock)

Por fim, é possível receber um boleto falso no e-mail de um produto a um preço muito menor que o comum. Após pagar, no entanto, a vítima simplesmente não recebe nada do que foi prometido durante a negociação.

A principal recomendação para evitar situações do tipo é só entregar o produto após receber o dinheiro. Também é fundamental manter contato por chats oficiais das plataformas e evitar negociar em apps de mensagem convencionais.