
O tempo segue em contraste no Brasil, com baixa umidade no Centro-Sul e redução das chuvas em parte do Norte 4a395z

A condição do tempo apresenta diferença pelo Brasil. No Sudeste e Centro-Oeste, por exemplo, a umidade do solo segue baixa em boa parte das áreas, especialmente em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Já nas áreas próximas à fronteira com a Bolívia e o Paraguai, a situação é um pouco mais confortável, com umidade suficiente para manter as lavouras em desenvolvimento.
No Norte do país, o padrão do tempo se inverte: o Pará continua registrando muita umidade, principalmente no norte do estado, enquanto o centro-sul paraense já sente a redução das chuvas.
Próximos dias e6w5h
A formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil trará temporais para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atenção para ventos fortes, queda de granizo e volumes elevados de chuva.
Por outro lado, essa frente fria traz boas notícias para outras regiões. A previsão indica acumulados de pelo menos 50 milímetros em cinco dias em áreas de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, um alívio importante para a reposição hídrica, principalmente em áreas de soja e pastagens.
O tempo no início de junho i5927
A mesma frente avança e atinge o norte de Minas Gerais, interior da Bahia, sul do Tocantins e Goiás. Nesses locais, o aumento da umidade relativa do ar será perceptível, melhorando o conforto para as plantas e o desenvolvimento das lavouras, embora ainda não seja suficiente para reverter o déficit hídrico acumulado.
Frio e geada 17149
O avanço de uma massa de ar frio deve provocar temperaturas mínimas abaixo dos 10 °C em vários estados. O risco de geada preocupa especialmente os produtores de milho segunda safra no Paraná. Também há risco para o sul do Mato Grosso do Sul, onde pecuaristas que iniciaram o cultivo das lavouras de inverno devem redobrar a atenção.