
Produtores de soja têm cautela diante da desvalorização do grão e incertezas no mercado s5q6k

O colheita da safra de soja no estado de Mato Grosso tem sido marcado por preocupação no campo. O excesso de chuvas tem afetado as lavouras, o que impede o avanço das máquinas no solo encharcado e atrasando o escoamento da produção. Com isso, muitos agricultores optam por esperar a confirmação da colheita antes de fechar novos contratos de venda. Você pode ar à matéria completa no episódio 32 do programa Soja Brasil. 162u
Em diversas regiões do estado, a apreensão é crescente. O produtor Célio Riffel, de Sinop, ainda tem 40% da safra para comercializar e destaca a instabilidade dos preços como um fator de incerteza. Ele observa que a demanda parece enfraquecida e que, dependendo das notícias, os preços variam, dificultando a definição de uma média este ano. Para aqueles que colherem abaixo de 70 sacas por hectare, pode haver dificuldades para honrar compromissos, considerando os custos operacionais e arrendamentos.
Situação semelhante ocorre em Nova Mutum, onde produtores estão frustrados com a desvalorização do grão e a retração do mercado comprador. O preço não apresenta melhora, e o mercado parece aguardar o desfecho da safra. A expectativa é que seja possível girar o capital para a próxima temporada.