Início COMUNIDADE EM PAUTA Imagens mostram quando celular pega fogo no bolso de jovem que fazia...

Imagens mostram quando celular pega fogo no bolso de jovem que fazia compras 6v4u4g

91
0
Google search engine

Aparelho tinha cerca de um ano de uso e nunca tinha apresentado defeito, informou marido da jovem. Bombeiro orienta o que fazer em casos como esse. 7051n

Por Gilmara Roberto, g1 Goiás 2y5sh

Jovem corre e tenta apagar fogo em bolso da calça onde estava celular que em explodiu

Novas imagens mostram o momento em que o celular pegou fogo no bolso de uma jovem que fazia compras em Anápolis, no centro de Goiás. Vídeos de câmeras de segurança da loja registraram quando aparelho explodiu e a mulher saiu correndo tentando apagar as chamas (assista acima).

O acidente aconteceu no sábado (8). A explosão acontece próximo a um balcão onde a jovem e o marido olhavam alguns produtos. A princípio, a mulher se afasta do balcão em direção a uma prateleira. Em seguida, ela sai correndo tentando apagar o fogo em sua roupa.

Num outro corredor, as novas imagens mostram a jovem tentando retirar a calça para se livrar do fogo. O marido abaixa a peça de roupa e o celular cai no chão. Um outro cliente na loja pisa no aparelho até o fogo se apagar.

Abraçada pelo marido, a jovem dá alguns pulos encostada na prateleira, indicando a dor causada pela queimadura.

Em nota, a Motorola, fabricante do aparelho, disse que está em contato com a jovem para entender como o acidente aconteceu. A empresa disse que preza pela segurança dos clientes e que irá realizar uma análise técnica do aparelho para determinar a causa da explosão (texto completo abaixo)

Queimaduras b3q1x

A jovem sofreu queimaduras de 1º e 2º graus. O marido informou que as queimaduras atingiram as costas, o bumbum, as mãos e um braço da jovem. Além disso, as chamas chegaram a queimar uma pequena parte do cabelo.

De acordo com o marido, Mateus Lima, ela precisará ar por um procedimento de raspagem dos ferimentos.

“Ela está bastante traumatizada. Eu falo mais para conscientizar. Porque muitas pessoas têm crianças, e isso é muito perigoso. Então, é bom ficar em alerta, porque, assim como aconteceu com ela, pode acontecer com outras pessoas”, alertou Mateus Lima.

O Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros e encaminhou a jovem ao Hospital Alfredo Abraão. Ela foi liberada para se recuperar em casa, no mesmo dia do acidente.

Celular explode em bolso de calça de jovem e aparelho fica destruído — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Celular explode em bolso de calça de jovem e aparelho fica destruído — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Aparelho 6w6j5c

Mateus Lima afirmou que o aparelho é do modelo Moto E32 e foi comprado há cerca de um ano. Ele disse que o celular pegou fogo sem apresentar qualquer defeito anterior.

Para evitar acidentes, o manual de segurança da fabricante alerta que as baterias não devem ser comprimidas, amassadas e nem expostas ao calor ou a líquidos. “Isso pode danificar a bateria e pode causar queimaduras e ferimentos”, diz o documento da Motorola.

Causa e prevenção 4n585b

Em entrevista à TV Anhanguera, o engenheiro eletricista Kléber da Silveira Moreira explicou que a bateria do celular é composta por íons de lítio e que, por isso, acumula muita energia.

“Quando essa bateria se danifica, pode ocorrer o vazamento, que pode ocasionar aquele incêndio que teve ali”, explicou.

De acordo com o engenheiro eletricista, o vazamento pode ser causado por um apertamento da bateria, como quando o dono se senta sobre o aparelho, por exemplo.

O uso de carregadores inadequados, deixar o celular carregando sob o sol e ainda carregar enquanto utiliza o aparelho também podem causar explosões de celulares, alertou ainda Kléber.

Ao g1, o major do Corpo de Bombeiros Roberto Cézar Lima Tosta disse que, em casos como esse, o ideal seria remover a roupa o mais rápido possível. “A gente sabe que nesse caso, a pessoa estava numa loja, e se desesperou. Mas ela teve uma reação boa ao se afastar de materiais inflamáveis”, avaliou.

Lima informou que as chamas podem ser abafadas com tecido, mas que há o risco de o fogo continuar. Assim, o mais indicado é o uso do extintor de incêndio com CO².

Nota da Motorola

A Motorola informa que já está em contato com a consumidora para apurar os detalhes do ocorrido e providenciar a análise técnica do aparelho, etapa indispensável para identificar a causa do incidente. A empresa tem como prioridade a segurança dos seus consumidores e reforça que todos os seus produtos são cuidadosamente projetados e fabricados com os mais altos padrões de excelência em qualidade, sendo submetidos a testes rigorosos para oferecer um desempenho seguro para o consumidor.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.