
Selecionamos algumas curiosidades sobre jeans e alguns modelos clássicos que você tem no guarda-roupa e nunca adivinhou para que serviam. 9631s
1h6153
Você sabe para que serve o quinto bolso minúsculo ou os rebites de metal do jeans? (Foto: Reprodução/Instagram 59164i
         amos tanto tempo nos preocupando como as roupas ficam no nosso corpo, com truques de styling diferentes, que esquecemos que existem pessoas que trabalharam duro para que elas sejam feitas de maneira impecável. E tendo essa relação com o closet, é normal que deixemos de lado alguns detalhes que parecem bobos, mas são essenciais para a construção de uma boa peça.
Você com certeza já parou para pensar porque os bolsos de algumas roupas são costurados ou então qual a função daqueles pequenos detalhes de metal do lado de fora das calças jeans (fora fazer doer quando você acidentalmente bater o quadril contra a mesa). Por isso, resolvemos alguns desses mistérios nos parágrafos abaixo:
1.A função dos rebites de metal no jeans 6u6z5j
         Pense nas calças jeans da Levi’s: você já reparou que ela tem pequenos ‘botões’ de metal em alguns pontos estratégicos (especialmente próximos aos bolsos)? Então, essas partes metálicas são chamadas de rebites e foram inventadas em 1829 por Levi Strauss (fundador da icônica marca) para reforçar as calças dos mineiros – era uma forma de evitar que elas se desgatassem tão rápido por conta do trabalho duro. Atualmente os jeans são usados muito além do trabalho nas minas, mas se o seu denim dura anos e anos, esse é um dos motivos!
2. O ‘diamante’ das mochilas
           Você já viu isso em inúmeras mochilas por aÃ: um detalhe, normalmente em couro, no formato de um diamante do lado de fora da lona, com duas aberturas paralelas. Você também deve ter usado isso para guardar uma caneta que caiu do estojo ou até para impedir um amigo de ir embora enroscando o dedo ali no meio quando estava na escola, mas a função é permitir que você coloque mais coisas presas na sua mochila. Ali é possÃvel prender uma carga extra, como um cantil, um saco de dormir a até uma lanterna de acampamento, com uma corda, potencializando a capacidade do ório - um item-desejo do mundo fashion atualmente.

3.O mistério do minúsculo quinto bolso do jeans
          Mais uma curiosidade envolvendo calças jeans: muitas delas vêm com um quinto bolso minúsculo, que fica ‘dentro’ de algum outro bolso na parte da frente. Por mais que os tempos sejam outros, o seu avô com certeza sabe a função dele: foi desenvolvido para que as pessoas guardassem seus relógios de bolso enquanto trabalhavam com o gado ou cavalgavam, dessa forma ele não quebraria no processo. Hoje em dia, esses relógios são praticamente obsoletos, mas o detalhe ainda pode ser usado para guardar uma chave ou uma nota de dinheiro, por exemplo.
4.Alguns bolsos são costurados por um bom motivo
         Não estamos falando aqui dos bolsos falsos, a maior sina de mulheres no mundo inteiro, mas sim de peças de roupa com bolsos verdadeiros que vem com uma pequena costura no meio. Isso é muito comum em jaquetas e casacos e o motivo é puramente estético: Com os bolsos devidamente costurados, a peça fica melhor no corpo na hora experimentar, ela mantém a silhueta quando estiver nos manequins (e não fica ‘volumosa’ por causa do hábito das pessoas de colocar as mãos no bolso) e, mais obviamente, para você nem ninguém mais deixar a peça suja de tanto colcoar mãos não lavadas ali dentro.

5.Calças com botões ao invés de zÃper
            Todo mundo já teve uma calça jeans com botões no lugar do zÃper. E é uma questão de paciência abotoar todos os cinco botões toda vez que colcoar a calça ou precisar ir ao banheiro. De fato, modelos desse jeito ainda existem porque, segundo a Levi’s, esse tipo de fecho se tornou uma questão de branding pessoal. Os consumidores mais tradicionais e pacientes preferem modelos com botões e as versões com zÃper valem para todas as outras. Está 100% relacionado ao seu estilo pessoal e à mensagem que você quer ar com o look.
Com  RevistaMarieclaire